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Ensino Fundamental I:

Atendendo o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Proposta do Ensino Fundamental leva em consideração as aprendizagens vivenciadas pelas crianças na primeira infância e sua inserção no ambiente escolar de forma progressiva, respeitando a diferença entre as etapas de ensino, ao garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado.

Temos novidades para 2022

A Proposta Pedagógica do Energia está de cara nova!

O Colégio Energia, além de acompanhar as mudanças em relação ao ensino e aprendizagem, inova sua proposta pedagógica com o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências e experiências que contribuem para o desenvolvimento de habilidades para além da vida escolar.

Vamos conhecer?

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ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetização leva em consideração a bagagem de experiências significativas vivenciadas na educação infantil, atentando-se às particularidades e diferentes potencialidades das crianças ao ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental. 

A proposta de alfabetização Energia, centrada no ensino da leitura, tem na sua essência o compromisso de atender às especificidades individuais da aprendizagem da leitura e escrita, com o propósito de fazer do processo algo efetivo, leve e prazeroso. 

Em consonância com o Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Alfabetização, nossa proposta visa a promoção de ações voltadas à alfabetização e conta com um Programa de Alfabetização por Grupos de Aprendizagem, que visa o desenvolvimento dos seis componentes essenciais: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

Transição entre as etapas de Ensino

Ensino Fundamental I

Na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é necessário promover um equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova etapa e assegurar a continuidade do aprendizado.

Nos dois primeiros anos o foco está voltado à alfabetização e conhecimentos lógicos matemáticos. Do terceiro ao quinto ano, o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade são aprendidas de forma progressiva, articulados aos demais componentes curriculares.

Pensando nisso, o acolhimento da criança em fase de transição se constrói de maneira afetiva, respeitando seus direitos de aprendizagem e com vistas ao bem estar no ambiente escolar.

Ensino Fundamental II

O acompanhamento do processo de aprendizagem acontece em todo o Ensino Fundamental e especialmente nessa etapa nos deparamos com as transformações do estudante entre a infância e adolescência. A partir disso, é importante realizar uma articulação pedagógica entre as etapas e compreender essas transformações, ao desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais, visando a preparação para outra fase da vida escolar, que é o Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) anos finais, organiza essas habilidades de modo que os estudantes deem continuidade às aprendizagens do Ensino Fundamental I e sejam desafiados a desenvolver novas habilidades, além de outras mais complexas em cada área do conhecimento.

PROJETO BILÍNGUE

AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO POR MEIO DO IDIOMA E POSSIBILITAR ACESSO A OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÃO, INTERAÇÃO E CULTURA. O Projeto Bilíngue articula diversas áreas do conhecimento e visa a apropriação da língua inglesa utilizando a abordagem em soft CLIL (Content Language Integrated Learning), que trata a língua como uma ferramenta cuja principal função é a comunicação e a metodologia EMI (English Medium Instruction) que compreende o uso da língua como meio de instrução. As diversas atividades do programa são distribuídas em quatro aulas semanais, nas quais são contempladas habilidades necessárias ao processo de aprendizagem da língua inglesa.

Nossos Projetos

BioLógica

JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR O QUANTO DE MATEMÁTICA TEM NA CIÊNCIA? OU O QUANTO DA CIÊNCIA TEM NA MATEMÁTICA?

O ensino da Ciência por meio de atividades práticas, investigativas e que visam o desenvolvimento e compreensão de conceitos é uma forma de levar o estudante a ser protagonista da sua aprendizagem, para que ele possa perceber e agir sobre o seu objeto de estudo, ao estabelecer relações com acontecimentos, investigando as causas e compreendendo os efeitos. O Projeto BioLógica, é destinado aos estudantes do ensino fundamental I e conta com atividades laboratoriais, de observação e experimentação, integrando conceitos científicos e a lógica Matemática em cada abordagem.

Projeto "Eu me Expresso"

Para aproximar a leitura e a produção escrita dos estudantes com as necessidades do dia a dia, o projeto visa desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir de diversos gêneros textuais e seus meios de circulação. Aprender a usar a língua escrita e oral adequadamente e mobilizar competências e habilidades de compreensão leitora para refletir criticamente sobre temas que permeiam a sociedade, aprendendo a manifestar-se e expressar-se diante de fatos e opiniões, bem como produzir textos, aplicando regras gramaticais, notacionais com foco na construção do discurso.

Conheça alguns Diferenciais

Serviço de Psicologia

Avaliação

Ensino Híbrido

Habilidades Socioemocionais

Projeto Bilíngue

Segurança

Atividades Extraclasse

Comunicação Pais x Escola

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