Selecione o Nível de Ensino
Atendendo o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Proposta do Ensino Fundamental leva em consideração as aprendizagens vivenciadas pelas crianças na primeira infância e sua inserção no ambiente escolar de forma progressiva, respeitando a diferença entre as etapas de ensino, ao garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado.
Temos novidades para 2022
A Proposta Pedagógica do Energia está de cara nova!
O Colégio Energia, além de acompanhar as mudanças em relação ao ensino e aprendizagem, inova sua proposta pedagógica com o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências e experiências que contribuem para o desenvolvimento de habilidades para além da vida escolar.
Vamos conhecer?
ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetização leva em consideração a bagagem de experiências significativas vivenciadas na educação infantil, atentando-se às particularidades e diferentes potencialidades das crianças ao ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental.
A proposta de alfabetização Energia, centrada no ensino da leitura, tem na sua essência o compromisso de atender às especificidades individuais da aprendizagem da leitura e escrita, com o propósito de fazer do processo algo efetivo, leve e prazeroso.
Em consonância com o Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019, que institui a Política Nacional de Alfabetização, nossa proposta visa a promoção de ações voltadas à alfabetização e conta com um Programa de Alfabetização por Grupos de Aprendizagem, que visa o desenvolvimento dos seis componentes essenciais: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.
Transição entre as etapas de Ensino
Ensino Fundamental I
Na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é necessário promover um equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova etapa e assegurar a continuidade do aprendizado.
Nos dois primeiros anos o foco está voltado à alfabetização e conhecimentos lógicos matemáticos. Do terceiro ao quinto ano, o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade são aprendidas de forma progressiva, articulados aos demais componentes curriculares.
Pensando nisso, o acolhimento da criança em fase de transição se constrói de maneira afetiva, respeitando seus direitos de aprendizagem e com vistas ao bem estar no ambiente escolar.
Ensino Fundamental II
O acompanhamento do processo de aprendizagem acontece em todo o Ensino Fundamental e especialmente nessa etapa nos deparamos com as transformações do estudante entre a infância e adolescência. A partir disso, é importante realizar uma articulação pedagógica entre as etapas e compreender essas transformações, ao desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais, visando a preparação para outra fase da vida escolar, que é o Ensino Médio.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) anos finais, organiza essas habilidades de modo que os estudantes deem continuidade às aprendizagens do Ensino Fundamental I e sejam desafiados a desenvolver novas habilidades, além de outras mais complexas em cada área do conhecimento.
PROJETO BILÍNGUE
Nossos Projetos
BioLógica
JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR O QUANTO DE MATEMÁTICA TEM NA CIÊNCIA? OU O QUANTO DA CIÊNCIA TEM NA MATEMÁTICA?
O ensino da Ciência por meio de atividades práticas, investigativas e que visam o desenvolvimento e compreensão de conceitos é uma forma de levar o estudante a ser protagonista da sua aprendizagem, para que ele possa perceber e agir sobre o seu objeto de estudo, ao estabelecer relações com acontecimentos, investigando as causas e compreendendo os efeitos. O Projeto BioLógica, é destinado aos estudantes do ensino fundamental I e conta com atividades laboratoriais, de observação e experimentação, integrando conceitos científicos e a lógica Matemática em cada abordagem.
Projeto "Eu me Expresso"
Para aproximar a leitura e a produção escrita dos estudantes com as necessidades do dia a dia, o projeto visa desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir de diversos gêneros textuais e seus meios de circulação. Aprender a usar a língua escrita e oral adequadamente e mobilizar competências e habilidades de compreensão leitora para refletir criticamente sobre temas que permeiam a sociedade, aprendendo a manifestar-se e expressar-se diante de fatos e opiniões, bem como produzir textos, aplicando regras gramaticais, notacionais com foco na construção do discurso.
Conheça alguns Diferenciais
Serviço de Psicologia
O Serviço de Psicologia tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar da comunidade escolar, facilitando o processo ensino- aprendizagem através de intervenção nos aspectos cognitivos, emocionais, motores e sociais que o caracterizam. Atendimentos individuais, integração aluno – escola - família, intervenção em sala de aula, observação no âmbito escolar, acompanhamento no período de adaptação e orientação para os estudos.
Serviço de Psicologia
Avaliação
Nas séries Finais do Ensino Fundamental os alunos são avaliados por meio de avaliações trimestrais, trabalhos, tarefas online, atividades realizadas em sala, participação, produções orais e escritas, utilizando também os 4 pilares da Educação (aprender a ser, fazer, conhecer e conviver).
Avaliação
Ensino Híbrido
O Ensino Híbrido, ou Blended Learning, é uma das maiores propostas educacionais do século XXI. Desde o início do isolamento social e suspensão das aulas em Santa Catarina devido a pandemia novo coronavírus, o Colégio Energia foi e está sendo pioneiro em levar as aulas presenciais para as salas de aula virtuais. As aulas ao vivo permitem a interação entre o aluno e o professor, mantendo assim, a qualidade das aulas durante este período tão difícil. O Colégio Energia entende que não podemos retroceder e a partir de 2022 continuaremos oferecendo soluções virtuais conciliando a utilização de ferramentas digitais com atenção nas aulas presenciais, assim como o uso dos livros didáticos físicos.
Ensino Híbrido
Habilidades socioemocionais
O Energia entende que a formação do indivíduo não se restringe ao aspecto intelectual. Há estudos que indicam a capacidade de o indivíduo reconhecer e avaliar seus sentimentos e suas emoções – bem como os sentimentos e as emoções dos que estão à sua volta. Por isso, o novo projeto tem como objetivo fortalecer a identidade e o vínculo entre os estudantes por meio de práticas cooperativas, de escuta e comunicação não-violenta.
Habilidades Socioemocionais
Projeto Bilíngue
Um dos nossos grandes diferenciais para os alunos do 1º ao 9º ano é o Projeto Bilíngue, que conta com 4 aulas de língua Inglesa por semana na grade curricular sem custo adicional. Nossos alunos contam com materiais de ponta – Material de Oxford que foca no desenvolvimento das quatro habilidades essenciais na aquisição de um segundo idioma (ler, escrever, falar e ouvir).
Projeto Bilíngue
Segurança
O Energia conta com câmeras e sistema de segurança de ponta e o protocolo de identificação do estudante e dos pais através de crachás.
Segurança
Atividades Extraclasse
Passeios-estudo, escola de campo e gincana, dentre outras atividades fazem parte da programação pedagógica.
Atividades Extraclasse
Comunicação Pais x Escola
Com o desenvolvimento do meio tecnológico e a necessidade de estar em constante atualização, o Energia substituiu a agenda convencional pelo Aplicativo Clip Escola. O aplicativo permite o acompanhamento da vida escolar do seu filho por meio do celular.